Diese Seiten sind für das Querformat optimiert. Bitte drehen!

Balas de gelatina – do desenho inicial ao produto acabado

Na gênese de qualquer bala de gelatina de frutas da HARIBO se encontra uma ideia criativa de um(a) designer de produto. E isto implica primeiro em trabalho feito à mão: Cada novidade da gama de produtos da HARIBO é, como primeiro passo, esboçada em papel, à mão.

Computador e fresadora

O desenho feito à mão é, em seguida, digitalizado para um computador e convertido para um desenho de amostra tridimensional exato. Os dados deste desenho de amostra são transmitidos depois para uma fresadora de alta tecnologia, para realizar um molde de gesso com a nova forma da bala de gelatina. Este protótipo é depois utilizado para fabricar uma forma reutilizável para a produção, do qual pode-se fazer quantos carimbos de gesso quiserem.

Caixas de pó e carimbos de gesso

Caixas planas, completamente cheias de pó de amido fino e alisado, são colocadas agora numa cadeia de transporte. Em seguida, centenas destes carimbos de gesso "carimbam", a partir de cima, estas caixas cheias de pó de forma. As suas marcas ficam em relevo no pó de amido.

A forma negativa desloca-se na linha de montagem até à próxima estação de produção onde bocais injetam, em frações de segundo, a mistura de goma de gelatina de frutas quente e líquida, nas formas negativas. E assim, várias centenas de novas balas de gelatina de fruta vieram ao mundo!

O acabamento "final"

Após um processo de secagem (relativamente longo) em salas de secagem, as balas de gelatina de fruta recebem, por fim, um revestimento de cera de abelhas e de Carnaúba, que lhes dá uma aparência brilhante, evitando que colem umas nas outras.

 

Agora as balas de gelatina estão prontas para serem, de forma automática, pesadas e embaladas em pacotes numa máquina de embalamento e, em seguida, para serem enviadas para clientes em todo o mundo.

Produtos de extrusora

Os chamados produtos de extrusora constituem uma exceção relativamente ao que foi descrito. Estes produtos de bala de gelatina de frutas são produzidos, sob grande pressão e com elevadas temperaturas, nas chamadas prensas helicoidais (extrusoras). Os produtos da extrusora são frequentemente disponibilizados de forma cristalizada.

You are using an outdated browser. For a better experience using this site, please upgrade to a modern web browser.