DA COZINHA A LÍDER MUNDIAL

HARIBO – Marca de tradição com história

1920

A fundação da empresa

Hans Riegel nasceu em 1893 em Friesdorf, perto de Bonn, e fez um curso de confeiteiro depois de terminar seus estudos. Trabalhou mais de cinco anos na empresa Kleutgen & Meier. Trabalhou também nas fábricas de Neuss e de Osnabrück.

 

Depois da 1ª guerra mundial, Hans Riegel tornou-se sócio da empresa Heinen, em Bonn-Kessenich, empresa esta que passou a se chamar Heinen & Riegel. No entanto, logo em 1920, Hans Riegel se tornou independente, fundando a sua própria empresa. Na Bergstraße, em Kessenich, na altura de um subúrbio de Bonn, Hans Riegel adquiriu uma casa no qual estabeleceu a primeira fábrica. O investimento inicial consistiu em um saco de açúcar, uma placa de mármore, um banco, um fogão de tijolos, uma chaleira de cobre e um rolo.

 

Foi aqui, numa pequena cozinha nos fundos, que começou a história da empresa agora conhecida mundialmente. No dia 13 de Dezembro de 1920, Hans Riegel registrou a empresa HARIBO no cartório da cidade de Bonn como acrônimo de HAns RIegel BOnn (Bonn). Em 1921, Hans Riegel casou-se com sua esposa Gertrud. Ela se tornou a primeira colaboradora da jovem empresa.

1922

O URSO DANÇARINO chega ao mundo

Já em 1922, Hans Riegel lançou a primeira base para o sucesso internacional que a empresa HARIBO obteria: criou os URSOS DANÇARINOS – um urso em gelatina de frutas que viria a se tornar o mundialmente conhecido URSINHO DE OURO HARIBO. Este URSO DANÇARINO foi inspirado nos ursos amestrados, que até o século XIX ainda apareciam como componente obrigatório do programa de entretenimento das festas anuais, festas religiosas e outras festividades.

 

Os URSINHOS DE OURO de gelatina de frutas eram maiores, mas também mais finos que os URSINHOS DE OURO de hoje. Os URSINHOS DE OURO rapidamente se tornaram um clássico da HARIBO. Dois URSINHOS DE OURO custavam apenas um centavo num quiosque na Alemanha, que vivia então grandes problemas de inflação.

1923

Os primeiros automóveis da empresa

A crescente procura fez com que houvesse um investimento na moderna tecnologia de transportes na área de vendas: Em 1923, a empresa HARIBO adquiriu o seu primeiro automóvel equipado com placas publicitárias para auxiliar o fornecimento aos clientes. Até este momento, a produção diária ainda era distribuída de bicicleta pela esposa e colaboradora Gertrud.

Meados dos anos 20

Família Riegel

Em 1923, nasceu o filho mais velho, Hans. Em 1924, a filha Anita e, em 1926, o filho Paul.

1925

A primeira produção de alcaçuz

Apenas três anos após a criação dos URSOS DANÇARINOS, Hans Riegel lançou em 1925, a segunda base da história de sucesso da HARIBO: começou a produção de produtos de alcaçuz. As legendárias balas de alcaçuz são um sucesso de vendas. Rapidamente surgiram outros doces com alcaçuz, entre os quais se encontram os rolos de alcaçuz, hoje mundialmente conhecidos. E o URSO DANÇARINO recebeu um primo: o Ursinho de Alcaçuz.

Os anos 30

O URSINHO TEDDY e um slogan publicitário genial

Em 1930, a HARIBO já contava com 160 colaboradores. A esta altura, já tinha sido estabelecida uma organização de marketing com cobertura nacional, composta por representantes de vendas que forneciam agora toda a Alemanha com produtos HARIBO. 

Nos anos 30, surgiu na gama de produtos da HARIBO, um outro familiar do URSO DANÇARINO: o URSINHO TEDDY. Este era menor e mais redondo, e representava uma versão comestível do tão querido boneco de pelúcia. Os URSINHOS TEDDY (em alemão TEDDYBÄREN) foram assim chamados por causa do 26º presidente dos Estados Unidos (1901–1909), Theodore Roosevelt (1858–1919) que era um caçador apaixonado e tinha uma preferência particular por ursos. Em eventos oficiais, por isso, muitas vezes lhe eram oferecidos ursos de pelúcia que passaram a ser chamados em alemão "Teddybär", utilizando uma forma curta do seu primeiro nome (Theodore - Teddy). 

Um outro golpe de gênio da empresa HARIBO foi a criação, em meados dos anos 30, do slogan publicitário simples e genialmente fácil de memorizar, "HARIBO macht Kinder froh“ (HARIBO alegra as crianças). Entre 1930–1933 foi realizada a construção da principal fábrica de produção, existente ainda hoje, em Bonn. Imediatamente antes da 2ª Guerra Mundial, a empresa possuía uma base sólida de tamanho médio com aproximadamente 400 colaboradores.

1939 – 1945

Tanques em vez de gomas ursinho

Durante a guerra, os negócios da empresa HARIBO passaram por um momento de declínio devido, sobretudo, à crescente falta de matérias-primas. Em 1945, faleceu o fundador da empresa Hans Riegel, com 52 anos de idade. Sua esposa, Gertrud, assumiu a liderança dos negócios nos primeiros tempos após a 2ª Guerra Mundial.

1945-1950

A mudança de geração

A reconstrução da empresa começou imediatamente após o fim da 2ª Guerra Mundial em 1945, com apenas aproximadamente 30 colaboradores. Em 1946, os irmãos Hans e Paul Riegel foram libertados do cativeiro de guerra e assumiram a liderança da empresa. Até a sua morte repentina, em outubro de 2013, o Dr. Hans Riegel foi responsável pela área comercial, incluindo Marketing e Vendas, e o seu irmão Paul dirigiu, até a sua morte, em Agosto de 2009, a área de Produção.

 

O sucesso foi atingido rapidamente: a próspera empresa expandiu-se e em 1950 – apenas cinco anos após a guerra – já empregava aproximadamente 1000 colaboradores.

1960

Os URSINHOS DE OURO chegam ao mundo

Em 1960, chegaram pela primeira vez ao mercado os URSINHOS DE OURO da HARIBO, como sucessores dos legendários URSOS DANÇARINOS. Foi o momento de nascimento de um produto doce adorado.

1962

A primeira publicidade da HARIBO na TV

Na HARIBO reconheceu-se bastante cedo quão importante seria a televisão, um meio de comunicação ainda novo no início dos anos 60. Em 1962, foi emitida pela primeira vez a propaganda da HARIBO na televisão alemã.

 

Em meados dos anos 60, o slogan publicitário "HARIBO macht Kinder froh“ (HARIBO alegra as crianças) foi complementado pela inclusão de "und Erwachsene ebenso“ (e os adultos também) e efetuou, assim, uma ampliação do público-alvo a que se dirigia.

1967

Os URSINHOS DE OURO são registrados como marca patenteada

O enorme sucesso dos URSINHOS DE OURO encorajou a HARIBO a emitir um certificado de nascimento oficial para eles: em 1967, os URSINHOS DE OURO foram reconhecidos oficialmente pelo Instituto de Patentes como marca registrada.

1978

Os URSINHOS DE OURO mudam o seu formato

Nos anos 70, foram alterados os padrões estéticos do dia-a-dia dos clientes. E assim, alterou-se também a forma dos URSINHOS DE OURO: a posição dos pés original, relativamente larga e apontando para fora, foi eliminada. Em vez disto, os URSINHOS DE OURO adotaram uma aparência mais compacta e estilizada, mantida até hoje.

1989

Os URSINHOS DE OURO mudam a sua cor

Os URSINHOS DE OURO alteraram a sua aparência: as cores se tornaram um pouco mais claras, devido ao uso de concentrados de frutas e de plantas. Na embalagem surge, pela primeira vez, a ilustração de um urso dourado amarelo com um laço vermelho.

1991

Thomas Gottschalk colabora com a HARIBO

A parceria publicitária que se tornou a mais duradoura, a nível mundial, entre uma empresa e um representante, foi a que se deu entre a HARIBO e o famoso e popular apresentador Thomas Gottschalk, e teve início em 1991.

1996

O início da produção de Marshmallows

Em 1996, a HARIBO adquiriu a empresa de doces belga Dulcia, que produzia há décadas os diversos produtos populares de Marshmallow Dulcia, como por exemplo, os SOFT-KISS, os COCO-BALLS ou os ROMBISS.

2006

Bonn honra Paul Riegel

A cidade de Bonn honrou Paul Riegel com uma entrada no "Livro Dourado" da cidade, devido aos seus "excelentes serviços" ao nível dos negócios na cidade de Bonn.

2007

85º aniversário dos URSINHOS DE OURO DA HARIBO!

Por ocasião do seu 85º aniversário, os URSINHOS DE OURO receberam uma nova receita, um novo design de embalagem e um sorriso uniforme e feliz. Ao nível dos sabores foi também adicionado o sabor de "maçã". O aniversário foi publicitado com uma promoção de Verão em toda a Alemanha, sob o slogan: "Die GOLDBÄREN werden fruchtiger!“ (os URSINHOS DE OURO passaram a ter mais fruta).

Chamallows - o açúcar em espuma no seu melhor

Em meados de 2007, deu-se a comutação de marca de todos os produtos Dulcia para a marca HARIBO Chamallows de modo a garantir uma entrada uniforme a nível mundial no mercado na área do açúcar em espuma.
A empresa Dulcia (em latim, leve, doce) foi fundada em 1950 por Grégorius Nuyts em Deurne, na Bélgica. Em 1962, a empresa passou para Kontich, onde os quatro filhos do fundador continuaram gerindo a mesma. Dez anos mais tarde, um incêndio devastador destruiu as unidades de produção. Estas foram reconstruídas o mais rápido possível e equipadas com a tecnologia de produção mais recente e com as máquinas mais modernas para a sua época.
Para os consumidores, a integração da Dulcia no grupo de empresas da HARIBO, em 1996, não significou muitas mudanças. A HARIBO é garantia de uma qualidade de produção tradicionalmente elevada dos produtos produzidos na Bélgica e, desde 2007, comercializados sob o nome HARIBO Chamallows. Apenas fornecedores certificados são encarregados do fornecimento de matérias-primas e o processo de produção é verificado de forma meticulosa.
O nome de marca HARIBO Chamallows continua, assim, representando os marshmallows no seu melhor!

2008

Publicidade que se destaca

Em Dezembro de 2008, deu-se início a um marketing de cooperação único.
Dois Boeing 737-800 da TUIfly apresentaram-se como "embaixadores voadores" com um design exclusivo dos URSINHOS DE OURO da HARIBO - um com o nome GoldbAIR e o outro, desde o início de Fevereiro de 2010, com o nome HaribAIR.
Esta é uma posição única na área da Publicidade, das Relações Públicas e do Marketing que a concorrência dificilmente consegue igualar.

2009

Os URSOS COM SUCO chegam ao mundo

Os SAFT GOLDBÄREN agregam valor para a linha de produtos, com uma porcentagem de 22% de suco de frutas e uma consistência macia e suave. Estão disponíveis nos sabores de maçã, pera, framboesa, pêssego, limão e groselha preta. No Verão de 2009, este produto foi reconhecido com o prêmio "HIT 2009" da publicação LEBENSMITTEL PRAXIS (Alimentos em prática). Outros reconhecimentos incluem:

"Inovação de produto mais bem-sucedido de 2009“, jornal de alimentação "Best of Vending" (2009 e 2010), "Bestseller de 2009“ da publicação "Convenience Shop", "Marca de topo de 2010“ da retrospectiva para o comércio alimentar, jornal de alimentação "Hit 2010“ e LEBENSMITTEL PRAXIS, uma confirmação de qualidade.

2009

Paul Riegel morre aos 83 anos

O co-proprietário da empresa, Paul Riegel, faleceu em Agosto de 2009 de forma repentina e inesperada. Paul Riegel, que assumiu a liderança da empresa com o seu irmão Dr. Hans Riegel, após o fim da guerra, era responsável na HARIBO pela produção e tecnologia. Como mente criativa com muita experiência, ele próprio desenvolveu e implementou muitas máquinas na própria oficina da empresa. Uma das suas invenções mais conhecidas é a máquina de enrolamento de rolos de alcaçuz.

Paul Riegel se envolveu em inúmeros projetos e organizações sociais, dentro e fora da região de Bonn.

Pensando no futuro da empresa, já há muitos anos transferiu suas ações para a Paul-Riegel-Holding, que é continuada pelos seus filhos.

2009

O Dr. Hans Riegel foi incluído na “Légion d’Honneur”

O Ministério dos Negócios Estrangeiros francês incluiu o Dr. Hans Riegel como "Chevalier“ na chamada "Legião de Honra", uma honra que até agora foi atribuída a poucos cidadãos estrangeiros. A distinção "Legião de Honra", assim chamada pelo Imperador Napoleão, é a distinção mais elevada que pode ser conferida na França.

A HARIBO França, com sede em Marselha, é a líder de doces francês e emprega aproximadamente 850 pessoas nas localizações de Marselha, Uzès (Gard) e no "Musée du Bonbon“ (Uzès).

history 2009-2010

2009-2010

A HARIBO torna-se móvel

Em 2009, a HARIBO foi o primeiro produtor de doces a ter um aplicativo online na loja de aplicativos. O aplicativo URSINHOS DE OURO não se manteve como o único da HARIBO durante muito tempo, dado que o seu grande sucesso levou a HARIBO a desenvolver e a publicar um outro aplicativo próprio.

2010

A HARIBO volta aos esportes motorizados

Após uma participação de sucesso durante vários anos em corridas motorizadas internacionais dos anos 70 até 1994, a HARIBO voltou em 2010 à pista de corridas juntamente com a equipe Manthey. Os dois novos Porsches 911 GT3 R e GT3 Cup S com design HARIBO impressionaram com a sua equipe de pilotos, não apenas nas corridas de 24h no circuito Nürburgring, mas também no campeonato de longa de distância VLN (Veranstaltergemeinschaft Langstreckenpokal Nürburgring - associação de organizadores da taça de resistência de Nürburgring).

2011

A HARIBO inaugura um armazém vertical de produtos acabados totalmente automático em Solingen

Após um período de construção de 18 meses, é chegado o momento: a HARIBO inaugura o seu novo armazém de produtos acabados no dia 08 de Outubro de 2011, em Solingen. Os co-proprietários da HARIBO, Dr. Hans Riegel, Arndt Rüsges (gerente da HARIBO), o Presidente da Câmara Norbert Feith e Dr. Volker Jungbluth (gerente da Swisslog Deutschland) inauguram o novo armazém com um discurso perante inúmeros colaboradores, respectivas famílias e convidados. O armazém de produtos acabados é inaugurado simbolicamente através de um botão que é pressionado pelo co-proprietário, Dr. Hans Riegel, o gerente Arndt Rüsges e pelo Ursinho Dourado da HARIBO.

2012

90 anos de URSINHOS DE OURO da HARIBO - 90 anos de alegria e prazer!

Os famosos URSINHOS DE OURO andam há 90 anos na boca de todo o mundo e celebram com orgulho o seu 90.º aniversário – sinônimo de bala de gelatina de fruta! 

Quem não conhece os lendários URSINHOS DE OURO da HARIBO? Gerações inteiras os adoram e cresceram com eles. Ainda hoje eles oferecem, enquanto pequenos companheiros doces, momentos dourados de alegria e prazer no dia-a-dia a pequenos e grandes comilões. Os URSINHOS DE OURO da HARIBO não envelheceram nem um pouco – são simplesmente para comer e chorar querendo mais, e continuam a ser também, no século XXI, o maior sucesso na categoria dos doces – de forma dinâmica, jovem, inovadora e deliciosa, como um urso rumo a um futuro promissor! 

Pontualmente para o 90.º aniversário do famoso aniversariante, a HARIBO homenageia os URSINHOS DE OURO com uma edição especial limitada, que atrai as atenções às embalagens de 200g e 300 g. Não só o pacote atual dos URSINHOS DE OURO, mas também dois dos seus mais famosos antecessores nostálgicos dos anos 1959 e 1979, prometem momentos sensacionais através do seu aspecto apelativo e histórico.

2013

Dr. Hans Riegel morre aos 90 anos

No dia 15 de Outubro de 2013, faleceu súbita e inesperadamente o Dr. Hans Riegel, aos 90 anos. 

Após a II Guerra Mundial, o Dr. Hans Riegel começou em colaboração com o seu irmão, Paul Riegel, a difícil reconstrução da empresa HARIBO, que Hans Riegel, o pai de ambos, tinha fundado em Bonn em 1920. 

O Dr. Hans Riegel dirigia há 67 anos o setor comercial da empresa HARIBO e era, portanto, o gerente mais antigo em serviço na Alemanha. Assim, não é de se admirar que a liderança da marca HARIBO estivesse, sobretudo, marcada pela continuidade do seu legado. 

A criatividade e determinação do Dr. Hans Riegel marcaram durante décadas a indústria de doces na Alemanha e além das fronteiras alemãs. 

O Dr. Hans Riegel dedicou a sua vida à HARIBO e, até o final, perseguiu com o maior entusiasmo a visão de levar alegria à vida cotidiana das pessoas através da marca HARIBO.

2014

HARIBO adquire terreno no município de Grafschaft

Estão lançadas as bases para um futuro promissor. 

No dia 18/09/2013, os sócios da HARIBO GmbH & Co. KG decidiram, por unanimidade, sobre a localização adicional no município de Grafschaft na Renânia-Palatinado. Desde então, os preparativos avançam a todo o vapor. Neste contexto, deve-se sublinhar o clima de diálogo sempre agradável e aberto, bem como o apoio ao projeto em todos os níveis políticos e administrativos da Renânia-Palatinado. 

No terreno, com uma área de 27 hectares, no parque de inovação da Renânia, que em termos de trânsito fica localizado de forma ideal perto do acesso à estrada A61, estão sendo construídos um grande centro logístico, com 100.000 posições paletes, e linhas de produção tecnologicamente avançadas em 50.000 m², bem como, edifícios administrativos modernos com escritórios de amplas dimensões. 

A HARIBO reage, assim, às capacidades limitadas na localização de Bonn, que afetam atualmente não apenas o setor da produção, mas também a administração. O aumento de pessoal no setor da administração e produção necessário ao futuro crescimento é, portanto, indispensável. Deste modo, a HARIBO cria deliberadamente mais de 300 novos postos de trabalho na Alemanha e pretende, simultaneamente, melhorar de forma significativa as condições de espaço para todos os colaboradores. A unidade de produção de Bonn e a respectiva gestão operacional não são afetadas. 

A inauguração da nova localização da HARIBO na Alemanha / Renânia-Palatinado, para a qual o Dr. Hans Riegel e os descendentes de Paul Riegel já lançaram os alicerces, está prevista para 2017. 

A HARIBO é uma empresa familiar inovadora e orientada para o futuro, com produtos que têm uma procura crescente em nível mundial. Seguindo o exemplo notável das gerações anteriores de empresários, também a atual direção da empresa encara com muita seriedade a responsabilidade perante os interessados internos e externos. 

Este passo constitui mais um marco importante na história da HARIBO, uma empresa com quase 100 anos de existência. 

2018

A Grafschaft é a nova administração da HARIBO Alemanha e sede internacional do Grupo HARIBO.

A nova administração da HARIBO Alemanha e sede internacional do Grupo HARIBO, fica em Grafschaft.

O novo local oferece um centro logístico de grande porte com cerca de 100.000 paletes, além de uma área de entrada e saída de mercadorias com 48 rampas de carga, em operação desde 2017.

Localizado em mais de 50.000 metros quadrados em três níveis na nova produção, as linhas de produção mais avançadas tecnologicamente na divisão de confeitaria do mundo.

VIVA UM SABOR MÁGICO, VENHA AO MUNDO HARIBO!