Diese Seiten sind für das Querformat optimiert. Bitte drehen!

Breve biografia do Dr. Hans Riegel

Após a II Guerra Mundial, o Dr. Hans Riegel Junior começou em colaboração com o seu irmão, Paul Riegel, a difícil reconstrução da empresa HARIBO, que Hans Riegel, o pai de ambos, tinha fundado em Bona em 1920.

Os irmãos dividem entre si as tarefas. Hans Riegel Junior assume a direcção comercial e o seu irmão mais novo, Paul Riegel (falecido em 2009), a direcção técnica. Esta divisão de trabalho adoptada durante os primeiros anos tem-se revelado até hoje um êxito notável.

Em 1947, Hans Riegel Junior faz o doutoramento em Ciências Económicas na Universidade de Bona. O Dr. Hans Riegel possui uma intuição afiada para a vida empresarial diária e prova-o através dos desenvolvimentos inovadores dos seus produtos, sempre em linha com a última tendência. Para que isto continue assim, tem de informar-se sobre aquilo que o “seu” público-alvo pensa e deseja. Hans Riegel Junior inspira-se nas séries infantis, nas revistas juvenis e nas bandas desenhadas. “Adoro crianças. São elas os meus clientes. Tenho de estar informado sobre as guloseimas que gostam de comer, o que pensam, a linguagem que falam”, afirma o Dr. Hans Riegel. Por isso, o contacto frequente com os jovens, especialmente com os formandos, é para ele uma questão importante. Nesse sentido, convida muitas vezes os formandos por ocasião do seu aniversário. É precisamente esta abertura ao novo e os elevados padrões de qualidade que garantem o sucesso da HARIBO durante anos. Devolver algo deste sucesso aos jovens é sempre uma necessidade para ele, à qual dá forma com a Fundação Dr. Hans Riegel para a promoção de jovens talentos.

Graças aos numerosos serviços prestados, o Dr. Riegel é condecorado já em 1994 com a Cruz Federal de Mérito de 1.ª classe. O seu compromisso social e os serviços prestados na promoção do desporto são decisivos neste contexto. Isto inclui, em especial, o seu compromisso com o badminton, um desporto que nessa altura era ainda pouco conhecido na Alemanha e no qual ele próprio consegue ganhar vários títulos de campeão alemão. O Dr. Hans Riegel comenta isto com as seguintes palavras: “Tudo isto eram coisas que eu gostava de fazer espontaneamente.” Em 2009, o Dr. Riegel recebe a “Grande Insígnia de Honra em Ouro da República da Áustria” pelo seu compromisso durante décadas pela e na Áustria, como expressão da sua ligação especial ao estado federado da Estíria, um lugar onde encontra o equilíbrio na natureza única da floresta de montanha, onde também se dedica à sua paixão pela caça.
Mantém a sua forma física graças ao exercício diário que pratica até uma idade avançada, o que também lhe permite renovar regularmente a sua licença de piloto de helicóptero. “Temos de exigir algo do nosso corpo” é o seu lema.

Em Maio de 2010, o Dr. Hans Riegel é admitido na “Legião de Honra” francesa, a “Légion d’Honneur”, obtendo assim uma distinção que até hoje apenas poucos estrangeiros receberam em reconhecimento dos serviços especiais prestados. Esta distinção criada pelo imperador Napoleão é o mais alto reconhecimento concedido em França com origem militar.

O Dr. Hans Riegel dirigia há 67 anos o destino da empresa HARIBO e era, portanto, o gerente mais antigo em serviço da Alemanha. Assim, não é de admirar que a liderança da marca HARIBO estivesse sobretudo marcada pela continuidade do seu cunho: o jingle mundialmente conhecido “HARIBO macht Kinder froh” (“HARIBO faz as crianças felizes”) existe desde meados dos anos 30 e, desde 1960, na sua forma ampliada “und Erwachsene ebenso” (“e os adultos também”). A parceria publicitária e a amizade pessoal com Thomas Gottschalk, que marca as campanhas publicitárias da HARIBO há 23 anos, são já lendárias.

Os seus sucessos empresariais mais recentes foram, nomeadamente, produtos inovadores como “Fruity Cocktail”, “Pandas” e “Happy Cola com recheio”, bem como a decisão de assegurar e ampliar a longo prazo a unidade de produção na Alemanha.

A criatividade e determinação do Dr. Hans Riegel marcaram durante décadas a indústria da confeitaria na Alemanha e além das fronteiras alemãs.

O Dr. Hans Riegel faleceu no dia 15 de Outubro de 2013 aos 90 anos.

O Dr. Hans Riegel dedicou a sua vida à HARIBO e, até ao final, perseguiu com o maior entusiasmo a visão de levar alegria à vida quotidiana das pessoas através da marca HARIBO.

Paul Riegel

Paul Riegel

Encontra-se a utilizar um navegador desactualizado. Utilize um navegador actualizado para que este site possa ser visualizado correctamente.