Diese Seiten sind für das Querformat optimiert. Bitte drehen!

Alcaçuz – o ouro preto da raiz de alcaçuz

A história do popular alcaçuz ou da raiz de alcaçuz, a partir da qual é extraído o alcaçuz teve início há centenas de anos. No entanto, aquilo que nós apreciamos hoje, dependendo dos ingredientes, como uma doçaria de sabor doce, picante ou salgado, era até ao século XVIII utilizada principalmente como medicamento. O alcaçuz foi nomeadamente utilizado de forma predominante contra constipações e problemas de estômago. O alcaçuz é mencionado já nos tradicionais livros chineses sobre plantas, em rolos de papiros egípcios e até parece ter sido encontrada uma referência a este no túmulo de Tutankamon (1347–1339 a.C.).

Para saciar a sede e como ração de combate para uso militar

Durstlöscher und Marschverpflegung fürs Militär

Teofrasto (369–285 a. C.), discípulo de Aristóteles e fundador da botânica descreve a capacidade da raiz de alcaçuz para saciar a sede. Diz-se que as legiões de Alexandre o Grande (356–323 a.C.) foram capazes de sobreviver a longas campanhas parcialmente sem água porque era-lhes dado alcaçuz em vez desta. Mais tarde, para os legionários romanos, o alcaçuz foi um componente fixo das rações militares diárias. Mesmo ainda durante a 1.ª Guerra Mundial, os soldados franceses e turcos levavam alcaçuz consigo nas suas bagagens.

De medicamento a doçaria

Lakritz Medizin

No tempo dos antigos gregos e romanos, muitos médicos aconselhavam a raiz de alcaçuz como medicamento contra a tosse, constipação e catarro (inflamação das membranas mucosas). Na Idade Média foram mesmo atribuídos ao alcaçuz poderes mágicos e curas milagrosas. Durante o Renascimento, o alcaçuz tornou-se bastante conhecido como "medicamento doce". Um livro botânico técnico do século XVII descreve de forma detalhada a planta de alcaçuz e as áreas de aplicação para a decocção obtida a partir das suas raízes.

 

Lakritz Pontefract Dunhills

Finalmente em 1760, o farmacêutico inglês George Dunhill adicionou açúcar e outros ingredientes ao extrato diluído de raiz de alcaçuz. Este foi o momento de nascimento do alcaçuz como doçaria.

 

Na HARIBO são produzidos produtos de alcaçuz desde 1925. Quer como rolos quer como com combinações, quer com cobertura quer salgados, os produtos de alcaçuz da HARIBO pertencem aos doces mais populares. Desde 1972 pertence também a "Dunhills Limited" com os seus "Pontefract Cakes" ao grupo de empresas da HARIBO.

Produção

Fruchtgummi Herstellung

É assim que os OSITOS DE ORO chegam ao saco!

Saber mais sobre a produção

Encontra-se a utilizar um navegador desactualizado. Utilize um navegador actualizado para que este site possa ser visualizado correctamente.